Cores fortes, figuras e traços detalhados. Encontrar um muro grafitado na capital baiana não é tarefa das mais difíceis. O diferencial nesse tipo de manifestação artística é a proposta. Para não perder o ineditismo de foco o Projeto Ação Reciclar lança uma nova etapa, de cunho mais artístico: está recrutando donos de residências que queiram “emprestar” seus muros a campanha Doe seu jornal. Não custa nada, mas vale muito.
Para garantir a qualidade dos traços a ONG Paciência Viva convidou o artista Denis Senna, presente na cena urbana baiana há mais de uma década, para expressar a sustentabilidade de sua arte através do stencil.A ideia de compor a arte utilizando as peças de divulgação da “Doe seu jornal…” que trazem a imagem do ator Wagner Moura, protagonista da campanha, já ganhou seus primeiros adeptos. Localizada em um dos principais acessos do bairro do Rio Vermelho, a rua Almirante Barroso, a empresa Curativos Serviços de Saúde Domiciliar cedeu seu muro à campanha, autorizando a instalação da arte. Especializada em cuidar de feridas expostas a Curativos concedeu espaço para tentar tratar o maior ferimento de nossos tempos: o desequilíbrio ambiental.
Para João Carlos Vianna, diretor da Curativos, é relevante participar do processo de educação ambiental da sociedade, envolvendo-a e despertando-a através do espaço cedido, chamando todos à responsabilidade de se preocupar com o equilíbrio ambiental. “Creio que seja um caminho colaborar com a sensibilização, reflexão e até uma possível mudança de comportamento das pessoas simplesmente através da informação no muro”, pontua Vianna.
João Carlos ressaltou, ainda, que a Curativos adota medidas simples, mas eficazes em prol da preservação do meio ambiente, como controle de gastos de papel – diminuindo a impressão, além da utilização consciente da água e energia. A Curativos divide esse muro com o edifício residencial Vale do Lucaia cujos moradores abraçaram também a campanha.
Atendendo a um público bastante diversificado, moradores dos bairros adjacentes, em sua maioria, e com idades variadas dos 10 aos 60 anos, a Escola Estadual Cupertino de Lacerda, localizada no bairro da Amaralina oferece o Ensino Fundamental da 5ª à 8ª série no diurno e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno noturno. A direção também aderiu a campanha e afirmou ter muito a ver com a proposta pedagógica da Escola. “Nossa proposta tem como objetivo educar nossos alunos para o exercício consciente da cidadania, fundamentada numa pedagogia sócio-interacionista. O fazer pedagógico está pautado na Pedagogia de Projetos e introduzir o Grafite como ferramenta de conscientização da preservação do Meio Ambiente e como expressão artística e cultural será de enorme significância na aprendizagem dos estudantes”, pontuou a professora Salomé Maria, dirigente da unidade.
Customização sustentável
Antes de chegar aos muros da cidade o eco grafite de Denis Senna deu novo visual ao carro de coleta da ONG Paciência Viva. “Nosso equipamento deixou de ser tão somente um veículo para se tornar uma mídia”, assegura Cláudio Deiró, presidente da Organização. Deiró ressalta a importância de deixar a campanha permanentemente presente no dia a dia dos soteropolitanos. “Tem coisa mais cotidiana que trânsito? Agora a campanha é vista pelas ruas da cidade, lembrando às pessoas de continuar levando seu resíduo ao posto de coleta mais próximo”, comemora o presidente.
Texto reproduzido do www.pacienciaviva.org,br