Madre de Deus: palco da 2ª edição do BTC

byJFParanaguá

Vista panorâmica do muro do Colégio Estadual Antonio Balbino, Centro da cidade

byJFParanaguá

Vista parcial do muro da Rua do Fogo, bairro de Suape

Foi um sucesso a 2ª edição do Festival de Graffiti Bahia de Todas as Cores – BTC, realizado pelo Coletivo Vai e Faz e a Prefeitura de Madre de Deus, no Recôncavo Baiano. Os muros do Colégio Estadual Antonio Balbino, na Avenida 13 de Junho, no Centro, e Rua do Fogo, bairro de Suape, foram transformados numa verdadeira galeria de arte a céu aberto.

byJFParanaguá

byJFParanaguá

byJFParanaguá

Sob o tema “Nesse Spray tem Dendê”, o evento que aconteceu entre os dias 17 a 20/3, movimentou a cena cultural local, contando com a participação de um grande número de artistas soteropolitanos, cidades do interior baiano, capitais brasileiras e outros países, a exemplo de Chile e Argentina.

byJFParanaguá

byJFParanaguá

byJFParanaguá

byJFParanaguá

by Irani Paranaguá

Conforme explicou o grafiteiro Vidal da Sub Mundo Crew, um dos membros da organização do BTC, a ideia é de continuar fazendo esse encontro de grafite baiano, com o objetivo de promover um intercâmbio cultural e da arte, contando com a presença de artistas da terra e de outras cidades brasileiras e de outros países.”Vamos mostrar o que a Bahia tem, fortalecer a nossa arte, mostrar para a sociedade o que é grafite. Mesmo sendo reconhecimento como arte contemporânea, quebrando paradigmas, ainda assim, o grafite é considerado uma arte marginal” disse.

Para a grafiteira manauense Chermie, uma das representantes femininas do BTC, “nessa edição do evento, dois pontos foram destaques: a grande representatividade de mulheres presentes, principalmente negras, e a realização do seminário para tratar sobre o protagonismo da mulher na cena do grafite. Marcaram presença cerca de 30 grafiteiras, sendo artistas da terra, de outras capitais, uma da Argentina e outra do Chile”, revelou Chermie.

O “staff” do Bahia de Todas as Cores – BTC é formado pelo Coletivo Vai e Faz, tendo como integrantes os artistas Vidal, Lee27, Bigod, Diogo Galvão, Mônica, Chermie, além de Carol Garcia, fotógrafa e assessora de Imprensa, Evanildo Gonçalves, pesquisador de grafite e Alan Lôbo, produtor cultural.

by Irani Paranaguá

by Iamani Paranaguá

byJFParanaguá

by Irani Paranaguá

by Iamani Paranaguá

byJFParanaguá

byJFParanaguá

byJFParanaguá

by Irani Paranaguá

(Fotos: byJFParanaguá e Irani e Iamani Paranaguá. Denuncie abusos. Direitos reservados).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *