Sábado pela manhã (15), estacionei o carro por alguns minutos na Praça da Sé, enquanto aguardava na companhia de Iamani e Irani, a minha mulher que entrou em uma das lojas de instrumentos musicais. De repente as meninas gritaram: *Papai, quem é aquele?* Notei que era o Jaime Figura envolto na sua tradicional máscara de ferro com os apetrechos espalhados pelo corpo. Ao se aproximar, saltei do carro e perguntei: Jaime, posso tirar uma foto sua? Solicito como sempre posou para os clics. Uma das fotos ilustra esse post. Quando retornei ao carro, as meninas meio assustadas me perguntaram: “Por que ele se veste assim? Você não têm medo dele?” Disse-lhes que não. Em seguida, tentei explicar-lhes mais ou menos quem era Jaime Figura. (Foto: byJFParanaguá. Direitos reservados. Denuncie abusos).
Assim como minhas filhas, quem vê aquela figura exótica andando pelas ruas do Centro de Salvador, a primeira vista, assusta. Não é à toa, que Jaime Figura, como é conhecido e prefere ser chamado, é o tipo de artista que provoca inquietações por onde passa. As reações da população são inesperadas. E não é difícil tomá-lo por louco ou mendigo. Mas, certamente, não tem ideia que por detrás daquela parafernália existe um ser humano sensível e intelectualizado.
Jaime Figura, artista autodidata e andarilho mais famoso de Salvador, atualmente circula pelas ruas com adesivos do candidato eleito a prefeito da capital colado na armadura e apetrechos no corpo.