Noite de glamour na última terça-feira (3), durante a abertura da mostra coletiva “A queda do muro de Berlim… e de todos os outros muros”, com artistas de Salvador e internacionais, organizada pelo Instituto de Cultura Brasil Itália Europa (ICBIE).
O local onde são praticadas aulas de hapkido foi transformado em salão de exposições, reunindo um conjunto de quarenta e uma obras de artes de artistas renomados, do Projeto Salvador Grafita e iniciantes. Cada um manifestou seu sentimento, humor e criatividade com a queda do muro de Berlim – o fato político mais extraordinário da segunda metade do século XX -, através de pinturas a óleo, colagens, grafites, fotografias, performances, dentre outras.
A noite ainda revelou surpresas como a encenação do grupo de teatro do ICBIE, a intervenção com forte apelo emocional de Menelaw Sete e o poema da autoria de Leandro Mota, sobre os muros da discriminação racial e as questões sociais que separam o bairro de Saramandaia da cidade.
As obras de artes foram assinadas pelos artistas: Paulo Mello, Bel Borba, Leonel Mattos, Ademar Galvão, Denise Pitagoras, Gustavo Moreno, Davi Caramelo, Juraci Dórea, Prisk, Darton X (Nigéria), Júlio Costa, Thito Lama, Taís Muniz, Covero, Renate Kuby (Alemanha), Gringo, Palio, Milton Punk, Olivier Sibel (Suiça), Viviane, Iel, Luis Paulo, Tess Deeks (Inglaterra), Lee27, Lucas Assis, Did, Fávio Tial, Menelaw Sete, Baga, Afro, Antun Kojtom Lam (México), Ivanildo Viana e Josemar.
JFParanaguá.
Fotos: Shirley e JFParanaguá
A diversidade das manifestações dos artistas enriqueceram a exposição. Estão de parabéns!