Quem circula pelo subsolo da Estação da Nova Lapa fica maravilhado com a galeria de arte expondo nas 36 pilastras os principais ícones da resistência negra que lutaram, resistiram à escravidão e integraram movimentos como a Revolta dos Búzios. A iniciativa faz parte do projeto Mais Grafite, promovido pela Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com as secretarias da Educação e de Cultura.
Entre os personagens ilustrados na exposição estão Maria Felipa, Tereza de Benguela, Luiz Gama (poeta do povo baiano), Leila Gonzales, Luis Mahin, Nelson Maca, Carolina de Jesus, Zumbi dos Palmares, Malcon X, Rainha Sabá, Martin Luther King, dentre outros.
A intervenção artística assinada pelos grafiteiros Júlio, Bigod, Prisk, Questão, Dokis, Ixluts, Sagax e Feik (SP) do Coletivo Museu de Street Art Salvador [Musas], contou ainda com os artistas convidados Singa, Olukemi, Barata, Drico, Ramses, Sr.as, Solis, Monique e Pinel.
Agradecimentos deste blogueiro a Jamille Moreira, responsável pelo departamento de Mídia&Promo da Estação Nova Lapa, que autorizou o acesso para realização do resgate fotográfico das intervenções artísticas do local.
(Fotos: byJFParanaguá & Iamani Paranaguá. Direitos reservados. Denuncie abusos).