Depois de 28 anos afastado da cena de Salvador, assédio de fãs e cobranças de admiradores querendo o seu retorno, inclusive deste blogueiro, o lendário pichador/grafiteiro Faustino, um personagem que mexia com os baianos, retorna ao cenário baiano com suas tiradas jocosas e frases cheias humor gravadas nos muros da cidade, como nos exemplos da foto acima ou nos idos de 80, com a frase Faustino é um macho latino-americano. No último dia 2, fiquei sabendo do próprio Miguel Cordeiro, autor intelectual do personagem da sua rentrée. (Foto: byJFParanaguá. Direitos reservados. Denuncie abusos).
Essa onda de pichação/grafite em Salvador começou em 1979, no período do movimento de repressão estudantil, final da época de ditadura militar, através de grupos de movimentos anarquistas e estudantes universitários que saiam à noite para manifestar suas insatisfações através de frases de protestos, sátiras e textos jocosos.
“Faustino foi o pioneiro e, pra mim, o mais expressivo personagem que o spray revelou nos muros brancos da velha cidade. Trazia um humor sutil e bulia com as pessoas com tiradas jocosas. Simpático, era totalmente integrado à nossa urbanidade, e nunca ficava despercebido, nem mesmo ao mais desatento, distraído e alheio caminhante ou passageiro das avenidas daqui. (Texto da professosa Cipy Lopes, extraído do blog de Rafael Galvão).”
2 comments for “Faustino está de volta ao cenário urbano”