Após dois anos de restrições por conta do Covid 19 e o retorno à normalidade no país, aconteceu a tão esperada viagem de férias com a família para conhecer novos pontos turísticos, lugares, culinária e a cultura da região sudeste e sul do país. E mais: mostrar as nossas filhas Iamani e Irani, os lugares que minha mulher Shirley esteve com sua mãe em excursão pela antiga Soletur e, também, quando me acompanhou durante as participações em Feiras Institucionais através da Embasa. Foi de fundamental importância as orientações que recebi da colaboradora da CVC Viagens unidade do Shopping Barra/Salvador, traçando o roteiro aéreo e terrestre com início em São Paulo/SP, dia 26 de dezembro de 2022 e término em Porto Alegre/RS, dia 20 de janeiro de 2023. Tenho certeza de que essa viagem, uma surpresa que fiz a Shirley e nossas filhas, estará sempre entre nós na pauta de lembranças por ter sido uma experiência maravilhosa em todos os sentidos!
Dia 26.12. Partimos do aeroporto Internacional Deputado Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador, pela manhã, no voo da Latam com destino ao Aeroporto Governador André Franco Montoro na cidade de Guarulhos, Região Metropolitana de São Paulo. O voo transcorreu tranquilo, mas, o inacreditável fica para o lanche servido a bordo (sachê de salgadinhos sem gosto, água ou refrigerante). Aliás, foi a tônica nos três voos posteriores.
Do aeroporto seguimos de táxi até o Comfort Hotel, na Vila Mariana (Nova Paulista), Centro da cidade de São Paulo. Concluído o check in e acomodação das bagagens, aproveitamos o resto da tarde para dar início a lista dos lugares pré-demarcados. A dificuldade inicial se deu pela ausência de táxi no local e a dificuldade do Uber de não embarcar mais de três passageiros. Por fim, com ajuda de um preposto do hotel, conseguindo-nos um taxi convencional sem reservas de passageiros. Por sinal, o referido senhor de pré nome Daniel nos atendeu em outras oportunidades e algumas vezes indicou outros colegas.
Nossa estadia em Sampa foram de quatro dias (26 a 29). No dia seguinte, após o café da manhã, por sinal, com uma variedade de opções,
iniciamos o roteiro pelo Mercado Municipal Paulistano, um local de parada obrigatória de turistas de todo o Brasil e de outros países, um dos mais tradicionais pontos gourmet da cidade. Lá é possível encontrar de verduras, legumes e frutas fresquinhas, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar, massas, doces, dentre outras variedades.
Nesse dia fomos ao mercado para saborear o badalado pastel e sanduiches suculentos de presunto e queijo na barraca do Roca. Mas, o espaço perdeu o charme. Daí optamos pelo Bar do Mané, o novo point do local. Retornamos mais duas vezes ao mercado para fazer compras e almoçar deliciosos pratos de bacalhau, uma forma de matar a saudade da nossa presença anos anteriores.
Nos dias seguintes, cumprimos uma rotina intensa visitando os locais assinalados no mapa turístico: Parque do Ibirapuera,
exposição no MASP,
registros de grafites no Beco do Batman/Vila Madalena
e em outros pontos da cidade.
Museu das Ilusões no Shopping Eldorado,
Espaço Cultural do Santander e do Itaú, Casa das Rosas,
Mirante do SESC, Japão House,
Avenida Paulista, Museu do Catavento.
Além disso, além das compras nos bairros da Liberdade e do Brás. No quesito alimentação, almoçamos em locais diferentes.
Destaco a degustação que fiz do “lanche Samy Dana, baby beef com queijo no pão francês e o almoço no Bar da Dirce (local que a equipe do Pânico frequenta)
e no Restaurante Salve Jorge um local tradicional mais com excelentes pratos, inclusive o dono ilustra o ambiente com imagens de celebridades: artistas, músicos, atores que tem o nome Jorge..
No jantar, a Trattoria Lelis da Bela Cintra (cordeiro com raviolli acompanhado de drinks e um carbenet sauvignon
e na “chic” Pizzaria Veridiana a degustação da pizza de Margarita que deu água na boca, ambiente com músicas de piano, além dos drinks servidos…
o Méqui 1000, onde saboreamos as deliciosas opções, uma loja da McDonald’s em endereço incomum, ou seja, um casarão dos anos 40 na Avenida Paulista, que fica aberto 24 horas, tendo na frente com totens de atendimento e menus digitais. No interior um grande lustre em formato de Big Mac decora o ambiente.
A notícia triste do dia foi o falecimento de Pele, o rei do futebol.
De volta ao hotel, iniciamos os preparativos para a nossa partida no dia seguinte em direção a cidade de Curitiba, PR.
O clima frio e a garoa dificultaram os nossos planos. Pretendemos retornar a São Paulo para conhecer outros pontos e cidades turísticas, a exemplo de Santos, Guarujá e Campos do Jordão, atendendo o pedido de nossas filhas.
(Fotos: byIamani, Irani Paranaguá &JFParanaguá. Direitos reservados. Denuncie abusos).